Will Barcellos

Comunicação e Produção de Mídia

Passo a passo da minha mix

  • Minha lista de passo a passo de uma Mix

    Já tenho alguns vídeos no meu canal do youtube, mostrando eu mixando, como este por exemplo https://www.youtube.com/watch?v=jVxxcOD3NYU, mas vou deixar aqui minha lista de ordem de processos. Pode ajudar aos que querem fazer o CHECK pra ver se não deixou passar nada.

    • Primeiro vamos deixar claro que o ponto de partida de uma mix deve ser todos os audios da sessão de gravação já exportados (timbrados, editados, etc). Mix é só Mix!
    • Com a sessão de Mix já aberta e já importado os audios, cada um em seu canal, organizo a ordem dos canais. Eu penso do percussivo pro harmonico e, do grave pro agudo. Então a ordem dos canais, (vou simular aqui uma mix) são: KK / SNR BOT / SNR TOP / HH / T1 / T2 / T3 / ROOM L / ROOM R / OV L / OV R / BASS / VIO / GTR / KEY / VOZ / BACKING.
    • Normalizo todos os canais em -10db.
    • Crio um canal aux, nomeio como Sub Master, coloco todas as saídas dos canais da mix mandando para este aux.
    • Faço uma Mix de volume. Levantamento de fader.
    • Faço os inserts do meu Master Fader (Sub Master): Saturação / Compressão / Exciter / Simulador de tape / Eq Linear.
    • Checko o nível de pico que está chegando no Master Fader. O nível deve estar em 0db VU (equivalente a -18 db digital). Por que isso? Os plugins são simulações dos famosos racks de estúdios (compressores, outros dinâmicos como Deesser, Gates, Eq´s, etc). Esses equipamentos são análogos, e o 0db do análogo é o 0db VU. Acima de 0db esses equipamentos começam a saturar, ou no mínimo, você deixa de ter a melhor eficiência deles, pois foram projetados para trabalhar com picos de 0db. Os plugins seguem a mesma mecânica. A melhor eficiência deles está em 0db VU.
    • Filtros de grave. Nos canais onde se trabalham com frequencias baixas, tipo, KK, Toms, Bass, eu faço um hipass em 30hertz (abaixo de 30hertz não passa). Se forem canais que trabalham em frequencias médias, tipo, Violão, Piano, Gtr, Vozes, faço um hipass em 100hertz. Se for um canal que trabalha com frequencias altas, tipo, HH, Over, Pandeirola, faço um hipass de 500hertz à 1k hertz. Depois venho sentindo em cada canal a necessidade de compressão e equalização.
    • Tudo comprimido e equalizado (aquilo que precisava, claro), na voz, faço a compressão paralela. Sempre trabalho com compressão paralela nas vozes SOLO. Em backing, não. Então em uma voz solo, eu duplico o canal, no primeiro eu deixo sem compressão e o segundo com uma compressão bem exagerada. Depois eu mixo os dois. Levanto o fader do canal sem compressão até um limite onde as notas com mais dinâmicas esteja em um bom equilíbrio com a base. Assim as notas com menos dinâmica ficarão baixas. É ai que entra o canal com compressão. Só pra alimentar essas notas de dinâmica fraca. Então tudo fica equilibrado, presente, e sem uma sensação exagerada de compressão. (Acho feio o efeito de compressão exagerada em voz).
    • Criando os efeitos. Costumo usar o presset 480L do plugin HReverb da Waves. É um simulador da famosa e caríssima máquina de reverb da Lexcon 480. É um reverb que eu amo, pois ¨molha¨o que tem que molhar, e não é exagerado. Delay costumo usar, é o plugin Manny Delay da Waves. A princípio é isso. Abro 2 canais aux, um para verb, outro para delay, coloco esses plugins, faço a mandada nos canais que sinto vontade e depois, dependendo da música, vou pensar em novas possibilidades de efeitos.
    • Criando uma compressão paralela de toda a mix. Esse pra mim é um ingrediente que não pode faltar. Abro um canal de aux e inserto um plugin de um compressor óptico, ou fat (isso dependerá do gênero da música, Fat é mais agressivo, bom pra rock, etc. O Óptico é mais bem aceito em qualquer gênero). Mas pra ficar mais objetivo, vamos pensar sobre o LA2A, pode ser o CLA2A da Waves. Coloco os parametros dele em 50% (Ele tem 2 Knobs). Baixo 100% o fader de volume deste aux. Seleciono todos os canais da Mix e faço uma mandada em 0db para este aux. Agora dou play na música e vou subindo com calma o fader do aux. Difícil explicar em texto qual nível eu gosto de adicionar essa compressão. Mas clique naquele link no início deste texto que irá te levar para um vídeo de uma mix minha, avance até a minutagem do vídeo 1:28:00 que estarei fazendo este processo.
    • Se chegou até aqui, (contando que teve uma boa gravação, tudo que precisava ser editado e criado ja definido antes da mix), você já tem uma Mix bem redonda. Agora precisamos usar uma referência. Pegue uma música do mesmo gênero da que você está mixando e coloque ela em um novo canal, com a saída indo direto para o Master Fader da DAW (não pode ser para o Sub Master, para não passar pelos plugins que estão insertados lá). Provavelmente essa música que você colocou como referência está masterizada. Então para a sua comparação ser mais honesta, lembre-se de equilibrar o volume do canal da música de referência a sua mix. Você terá que baixar este canal algo em torno de -10db. Agora faça a comparação com os graves, médios e agudos, e compare os níveis de volume, se a voz está em um bom equilíbrio, etc.

    Boa Mix!